A lição do bambu chinês

             
        Você já deve conhecer o bambu chinês. Esta planta tem uma característica interessante. Depois  de plantada a semente, por quatro anos praticamente nada se vê de seu desenvolvimento, exceto o lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo. Durante quatro anos, o crescimento da planta se dá subterraneamente, numa maciça e fibrosa raiz, que se estende horizontalmente pela terra. Mas então, no quinto ano, o bambu chinês começa a crescer, até atingir  24 metros.
         Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais a esse bambu chinês.
Principalmente as mudanças para a melhoria da qualidade na empresa. Você trabalha, investe tempo e esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e as vezes nada se vê por semanas, meses, ou mesmo anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando e nutrindo, o “ quinto ano” chegará e o crescimento e as mudanças que vão se processar o deixarão espantado.
         O bambu chinês mostra que não podemos desistir fácil das coisas.
No trabalho, especialmente em projetos que envolvem mudanças de comportamento, cultura e sensibilização para novas ações, devemos nos lembrar do bambu chinês, para não desistirmos tão rapidamente diante das muitas dificuldades que costumam vir pela frente.

Postar um comentário